A couple of articles in Portuguese



Igreja: Bispo argentino na Suazilândia elogia «estilo» pastoral do Papa
D. José Ponce de León, missionário da Consolata, destaca «alegria» de Francisco e impacto do pontificado na África


D.R.
Fátima, Santarém, 18 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo da única diocese católica da Suazilândia, D. José Ponce de León, disse à Agência ECCLESIA que o pontificado do Papa Francisco tem sido acompanhado com “grande alegria”, também no sul da África.

“Houve uma série gestos que as pessoas captaram imediatamente e que fizeram com que o sentissem (Papa Francisco) muito próximo”, refere o religioso argentino, de 52 anos, que esteve em Portugal para presidir à 24.ª peregrinação nacional a Fátima dos Missionários da Consolata, congregação a que pertence.

“Ao mesmo tempo, é um desafio a todos para que estes gestos se repitam, não como atores, mas como um fruto, verdadeiramente, da proximidade com Jesus”, acrescenta.

O bispo de Manzini recorda que esteve reunido com o então arcebispo de Buenos Aires, em julho de 2011, durante cerca de meia hora, para “agradecer-lhe o estilo que tinha assumido, de muita novidade, muito significativo”.

Perto então dos 75 anos, Jorge Mario Bergoglio teria de apresentar a sua renúncia ao cargo, segundo o Direito Canónico.

Foi por isso com “surpresa” que D. José Ponce de León viu o antigo arcebispo da capital argentina surgir na varanda da Basílica de São Pedro, a 11 de março de 2013, para suceder a Bento XVI.

O bispo diz que o Papa Francisco é o mesmo de Buenos Aires, apesar da falta de “liberdade” para andar pelas ruas, como fazia na capital argentina, com a marca da “simplicidade”, de intervenções “muito curtas”.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?tpl=&id=99117

* * * * *

África: Bispo da única diocese da Suazilândia passou por Portugal
D. José Ponce de León, argentino e religioso da Consolata, fala da sua experiência numa comunidade católica minoritária


Fátima Missionária
Fátima, Santarém, 17 fev 2014 (Ecclesia) – O bispo da única diocese católica da Suazilândia, D. José Luís de León, esteve em Portugal para presidir à 24.ª peregrinação nacional a Fátima dos Missionários da Consolata, congregação a que pertence.

O religioso argentino, de 52 anos, destaca à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica é uma minoria (5%) da população do reino africano, situado entre a África do Sul e Moçambique, mas é “muito querida, muito respeitada”.

As instituições católicas gerem um Hospital, sete clínicas, 40 escolas e um centro de refugiados numa nação em que cerca de 70% das pessoas é “pobre” e um terço da população foi afetada pela SIDA.

http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=99100

* * * *
«A cruz tem quatro dimensões»

Tradicionalmente, costuma dizer-se que a cruz tem duas dimensões: uma vertical até Deus e uma horizontal em direção aos irmãos. José Ponce de Léon, bispo de Manzini, na Suazilândia, acrescentou-lhe outras duas dimensões, para demonstrar o carisma do beato José Allamano, na eucaristia de encerramento da 24ª Peregrinação Missionária da Consolata, celebrada este sábado, 15 de fevereiro, em Fátima.

«O Papa Francisco escreveu, há uns meses, na sua Exortação Apostólica, que a missão é paixão por Deus e pelos homens. Para o Allamano isto era claríssimo». Para o fundador dos Missionários e Missionárias da Consolata, além da «paixão por Deus e pela humanidade», havia também um grande «comprometimento com a realidade» e uma enorme abertura «a todos os povos», explicou o prelado, perante as cerca de 6.000 pessoas que se concentraram na Basílica da Santíssima Trindade.

Sempre com base nas dimensões da cruz, e no ponto de convergência com os princípios defendidos por Allamano, José Ponce de Léon recorreu à extensão vertical do crucifixo para recordar que a vida de fé deve ser vivida na realidade concreta, no dia a dia – que no caso dele é a realidade da Suazilândia, onde 69 por cento da população é pobre e um terço está infetada com o vírus da Sida.

http://fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=28996&sec=6